sábado, 31 de janeiro de 2009


Na coletoria de impostos, Mateus se levantou e seguiu Jesus. Para que você entenda melhor, o Senhor viu um homem nesse local [coletoria de impostos] e o chamou, assim como está no Evangelho de hoje: Mateus 9, 9-13.

O povo de Deus estava sob o jugo do Império Romano. Eles realmente cobravam pesados impostos e tinham consciência de que não poderiam ser dominados por um povo pagão. Os romanos, por essa razão, foram muitos espertos. Por isso os cobradores de impostos eram odiados pelo povo. Pelo fato de serem odiados isso causava polêmica na época, pois violência gera violência; injustiça gera injustiça. Os romanos mais espertos cobravam na proporção que eles recebiam, e 10% do que arrecadavam eram para eles. Por isso eram tão duros e corruptos.

Mateus que é o autor do Evangelho, contando-nos o que aconteceu em sua vida, um testemunho de fé e amor por Jesus. O que nós chamamos de conversão, que é uma transformação de vida. Deus ama você e Jesus pessoalmente o ama gratuitamente, não pelas coisas que você faz, Ele o amou antes de você existir. Não é por mérito, mas por Ele ser amor. Tudo com amor. Apesar de todas as “burradas” de sua vida, Ele nunca deixou de amar você. Jesus tem um interesse especial para mim. Diga a você mesmo: “Jesus me ama!”, convicto, mesmo nos erros de sua vida, pois Ele o ama gratuitamente. Hoje Jesus também está dizendo a você: Segue-me!

Na verdade, esse convite não é para você ser padre, religioso ou religiosa; é certo que no nosso meio há pessoas vocacionadas a isso, mas Ele está o chamando, assim como fez com Mateus.

Era de costume daquela época que o mestre fosse à frente e os discípulos seguiam-no em fila indiana, um atrás do outro. Se estavam andando na rua, já sabiam que o que estava à frente era o mestre.

“Segue-me” é o que Ele lhe fala de perto: “Venha estar bem próximo a Mim”. Não queira mais ir pelos caminhos por onde andou, mesmo que você tenha medo de segui-Lo. Porque muitas vezes quando lemos e escutamos estas palavras nos dá arrepio e medo, mas o próprio Jesus está lhe dizendo “Segue-me”. O restante Ele fará.

Ele não olha para a sua situação, mas olha para o amor d'Ele dizendo “segue-me”. Parece até uma irresponsabilidade quando nos fala, mas assim como acontece com Mateus, que larga tudo e O segue, é o Senhor que está lhe dizendo: “Siga-me”.

Se sua vida estiver estragada e escangalhada, mesmo assim é Jesus que o chama e não é difícil segui-Lo. Vai ser uma luta, mas não impossível. Somente exigirá muita constância e lutas interiores. Existem muitos “jovens PHN” que decidiram seguir Jesus, e assim como Jesus chamou Mateus, agora é a sua vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário